meio ambiente

meio ambiente

domingo, 22 de maio de 2011

Aplicação de atividade desenvolvida no JClic

A aplicação da atividade desenvolvida no JClic, que inicialmente aconteceria no Colégio Batista Albert Schweitzer, com a turma do 7º ano do Ensino Fundamental (6ª série), na disciplina de Língua Portuguesa, trabalhando o assunto Classificação dos sujeitos, objetivando uma melhor compreensão e fixação do conteúdo trabalhando através da associação complexa, acabou sendo aplicada na minha residência, uma vez que na semana que eu aplicaria a referida atividade tive fortes cólicas renais, o que impossibilitou a aplicação no colégio com a turma selecionada para tanto. Diante de tal fato, resolvi aplicar a atividade com os vizinhos da rua que estão na série indicada para a aplicação da atividade.

Perguntei-lhes se já haviam visto o conteúdo: Classificação dos sujeitos: sujeito, simples, sujeito composto, sujeito indeterminado, sujeito oculto e oração sem sujeito, e os mesmos disseram que sim. Então fiz uma revisão com eles e em seguida informei-lhes da atividade desenvolvida no JClic. Em seguida encaminhei-os aos dois computadores reservados para a aplicação da atividade. Falei um pouco sobre a importância da utilização dos recursos tecnológicos, em especial o computador, na educação. Enquanto eu falava, era notória a curiosidade dos mesmos para realizar a atividade.

Na hora da aplicação um dos computadores (notebook) resolveu não cooperar muito e acabei aplicando a atividade em apenas um computador. Para tanto, reunir as crianças diante do computador e apresentei-lhes a atividade. Todas eufóricas, as crianças quiseram fazer a atividade, demonstrando entusiasmo, e curiosidade.

As crianças adoraram a atividade, Manuela toda animada disse:
“Tia Ana, assim dessa forma a gente aprende mais!”
Guilherme, por sua vez disse:
“Legal, assim é bom porque fica mais fácil aprender e não esquecer!”
Júlia, que não agüentava de tanta euforia, perguntou:
“Posso continuar brincando? Gostei muito!
Pedro, então me indagou:
“Dá para a senhora fazer mais joguinhos desses pra gente, é legal!”
Daniela Souza e Júlia me pediram para fazer mais atividades utilizando outros assuntos e que aplicasse na escola deles, pois lá não tinha isso (referindo-se aos jogos educativos), sempre usavam o computador para navegar na internet ou para jogar.
Escolhi o jogo de associação complexa, por perceber sua potencialidade com relação ao assunto que seria explanado, pois assim os alunos poderiam associar as frases com o tipo de sujeito correspondente, o que contribuiu decisivamente para que o aprendizado destes acontecessem de forma espontânea e prazerosa.
Adorei a aplicação da atividade, percebi que os alunos receberam e interagiram muito bem à mesma, eles não a percebiam como nada imposto, eles achavam prazerosa, instigante e divertida, aprendendo de forma leve, descontraída e natural.
         O JClic é um programa muito bom e que permite a criação de diferentes atividades, o que favorece o trabalho do professor da fixação dos conteúdos. No momento não estou em sala de aula, porém pretendo o mais breve possível estar lecionando (com a mão na massa) e sem dúvida alguma buscarei explorar mais os recursos e potencialidades do JClic, bem como de outros programas que venham auxiliar-me na prática pedagógica.











Nenhum comentário:

Postar um comentário